Excesso de nutrientes na dieta do gado leiteiro: um risco invisível à produtividade

O manejo nutricional adequado nas vacas de leite, é essencial não apenas para identificar a carência de nutrientes na dieta, mas também o excesso, que pode prejudicar o bem-estar dos animais e interferir na qualidade do leite produzido, pois vacas bem alimentadas e com dietas corrigidas conseguem converter o alimento em leite de forma mais eficiente para a produção.

O produtor precisa estar atento e com o suporte técnico ideal para oferecer ao rebanho uma dieta com as quantidades certas de proteínas, fibras, energia, minerais e entre outros. A presença de nutrientes em excesso no organismo do animal pode levar ao seu desenvolvimento também excessivo, causando o acúmulo de gordura na região do úbere, prejudicando a lactação.

Excesso de proteína  

Em casos de excesso de proteína, o fígado e os rins dos animais ficam sobrecarregados. Se eliminado pela urina, esse excesso proteico pode elevar o custo energético e até causar problemas reprodutivos nos animais.  

Excesso de carboidratos

O excesso de carboidratos/energia na dieta das vacas, pode se transformar em gorduras. Vacas acima do peso tendem a ter problemas reprodutivos, deslocamento do abomaso (última parte do estômago dos ruminantes) e o desenvolvimento de cetose que pode ter consequências na primeira fase de lactação e produção de leite. 

Excesso de fibras

O excesso de fibras causa a queda na densidade energética, diminuindo a produtividade dos animais e ocasionando prejuízos para a propriedade. Distúrbios metabólicos também podem afetar a saúde e bem-estar dos animais. 

Um manejo nutricional equilibrado é essencial para garantir o bem-estar do rebanho e a eficiência produtiva. Com o suporte técnico adequado, o produtor pode evitar desperdícios, reduzir custos e proteger a saúde dos animais, assegurando uma produção de leite mais estável e rentável. A chave está no equilíbrio: nem a mais, nem a menos.

Fonte: https://www.fundacaoroge.org.br/blog/consequ%C3%AAncias-do-excesso-de-nutrientes-na-alimenta%C3%A7%C3%A3o-do-gado-leiteiro 

Gostou? Compartilhe