Vacas leiteiras são extremamente sensíveis às variações climáticas, e o estresse térmico é um dos maiores desafios para a pecuária no Brasil. Isso pode reduzir o consumo de alimentos e a produção de leite, além de afetar a saúde reprodutiva e aumentar o risco de doenças nos animais.
Soluções
Para garantir o bem-estar animal, produtores podem adotar medidas simples, como o plantio de árvores para sombreamento, e soluções mais avançadas, como ventilação e resfriamento nas áreas de cocho e pré-ordenha. O ajuste na lotação dos espaços e uma boa nutrição também são fundamentais. Porém, passos simples e extremamente importantes devem ser aplicados e monitorados constantemente, tais como:
- Disponibilizar água fresca e de fácil acesso para as vacas beberem, com cuidado especial após a ordenha e nas horas mais quentes do dia.
- Reduzir a distância de deslocamento dos animais.
- Evitar que as vacas passem muito tempo na sala de espera.
- Evitar a lida (vacinação, pesagem, controle de parasitas, inseminação e entre outros) nos momentos mais quentes do dia, evitando o estresse térmico dos animais.
Com foco no conforto térmico, vacas descansadas e bem alimentadas produzem mais e melhor, trazendo resultados econômicos positivos para a propriedade.
Inclua nas práticas, a melhor nutrição para seus bovinos, fale com os especialistas da Oeste Nutrição e potencialize seu rebanho.