As doenças que afetam os rebanhos de gado e de leite, podem ser um desafio ainda maior e mais complexo para os pequenos produtores. Conheça algumas das doenças mais comuns, principais causas, sintomas e como evitá-las nas propriedades.
Babesiose
Transmitida pelos carrapatos, essa doença causa quedas significativas na produção do leite, os principais sintomas são fezes mais escuras, urina concentrada, febre e perda de apetite. Infelizmente não há vacinas para a Babesiose, sendo necessário tratamentos específicos com um médico veterinário.
Anaplasmose
Também conhecida como tristezinha ou boca branca, o animal com essa doença pode desenvolver grandes inchaços, edemas, apatia, emagrecimento, coração e respiração acelerados, ausência de ruminação, icterícia na pele e nas mucosas. O tratamento também requer medicamentos específicos com acompanhamento veterinário, além de vitaminas e soro para a hidratação do animal.
Clostridiose
Causada por bactérias, essa é uma das doenças que mais mata bovinos, sendo rápida e letal, pode ser transmitida por meio da água e de carcaças contaminadas. Nessa classe estão incluídos o botulismo, o tétano, a gangrena gasosa e carbúnculo sintomático, a boa notícia é que a clostridiose pode ser evitada com vacinação em todo o rebanho.
Brucelose
Uma doença altamente infecciosa causada por bactérias, afetando as fêmeas em idade reprodutiva e causando abortos. A ocorrência da brucelose impacta muito o rendimento da produção, e seus principais sintomas são repetições de cios, nascimentos prematuros e abortos. A doença não tem
cura e deve ser evitada por meio da vacinação preventiva que é obrigatória nos rebanhos.
É essencial manter as vacinações dos animais em dia, cuidar com muita atenção do manejo, gerenciamento e higiene da propriedade e dos locais
específicos da produção. Identificar os sintomas de forma precoce também é primordial, com o acompanhamento de técnico ou veterinário.
Outro fator de destaque é a nutrição, animais bem nutridos apresentam uma melhor imunidade, por isso conte com as soluções da Oeste Nutrição.