Confira práticas que auxiliam com esse processo.
Oferecer exatamente o que os bovinos necessitam em termos de nutrientes na alimentação, sem carências e sem excessos, é um dos aspectos fundamentais para promover a sustentabilidade na pecuária, confira algumas práticas que se relacionam também com a nutrição animal e que ajudam neste processo.
Manejo de pastagem
Deve-se oferecer ao bovino, o volume ideal de pastagem de qualidade, importante também que ocorra no tempo certo, sendo necessário um planejamento por parte do produtor, com relação ao plantio e colheita dessa pastagem.
Recursos para as pastagens
É recomendável também utilizar adubação orgânica e a reciclagem de nutrientes no cultivo das pastagens para o gado, o que ajuda o solo, resulta em uma pastagem de melhor qualidade e também pode contar com o reaproveitamento dos dejetos dos animais.
Adesão ao rodízio de pasto
O rodízio de pasto é uma técnica que consiste em dividir a área de pasto em vários piquetes menores, alternando os animais entre esses piquetes de forma planejada. Essa prática permite que cada área tenha períodos de descanso, durante os quais a pastagem pode se regenerar e crescer novamente antes de ser usada novamente pelos animais, ajudando na preservação do solo.
Dieta de excelência
É necessário que os bovinos recebam uma alimentação que supra corretamente as necessidades de energia e proteínas para cada fase de suas vidas, recebendo a quantidade ideal de cada nutriente ao longo da vida, com os devidos acompanhamentos técnicos.
Com as linhas de suplementos minerais, de rações para bovinos de leite e rações personalizadas da Oeste Nutrição, o seu rebanho recebe os nutrientes ideais na medida certa, com custo-benefício e performance, promovendo uma alimentação animal com menos desperdícios e com mais sustentabilidade na sua produção.
Fonte: https://nutricaoesaudeanimal.com.br/pecuaria-sustentavel/