Para uma nutrição de precisão, os bovinos de leite também precisam receber os minerais adequados e na medida certa, o que vai variar de acordo com a idade, raça e nível de produção do animal. Para receber esses nutrientes, a suplementação mineral é essencial no rebanho, com o processo se complementando entre macro e microminerais, que impactam na saúde e bem-estar dos animais, bem como, na produção de leite.
Macrominerais
No grupo dos macrominerais, são encontrados nutrientes como cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio e enxofre, que desempenham funções no desenvolvimento ósseo dos animais, metabolismo energético, equilíbrio hídrico, funções nervosas e musculares e também síntese de aminoácidos e proteínas.
Microminerais
Os microminerais levam esse nome por serem requeridos em quantidades menores, e são cobre, zinco, selênio, cobalto, ferro, manganês e iodo. Eles participam em funções metabólicas, processos de síntese de hormônios, vitaminas e enzimas, também são importantes para imunidade, saúde dos cascos, fígado e resistência a infecções.
Garantir que o rebanho receba macro e microminerais na medida certa é investir em animais mais saudáveis, produtivos e resistentes. A suplementação mineral adequada contribui diretamente para o bem-estar, desempenho e longevidade das vacas leiteiras, refletindo também em melhores resultados para o produtor, conte com as rações e suplementos minerais da Oeste Nutrição para alcançar seus objetivos no campo.
Fonte: https://www.afe.com.br/artigos/a-importancia-dos-minerais-para-os-bovinos